Newsletter 179 outubro de 2022

Olá!

Descubra as nossas propostas de atividades para o mês de outubro com esta newsletter.
 

EM DESTAQUE
NOITE DO LIMBO
30 e 31 out. | LGM Verney
Por ocasião do Halloween, celebramos em Oeiras aquela noite em que, segundo as mais antigas tradições, as fronteiras entre o mundo real e um outro se desvanecem. Na Noite do Limbo convidamos a uma reflexão sobre estes fenómenos mais pagãos ou mais cristianizados, que alimentam o nosso imaginário e apelam para o universo do inexplicável e, simultaneamente, ao nosso terror e fascínio pelo reverso do mundo que conhecemos.

Nota: prenda surpresa para todos os que vierem mascarados (miúdos e graúdos).

30 OUT.
15h00 - Concurso de Abóboras, para crianças dos 5 aos 12 anos e famílias, com pinhata surpresa
21h00 - Cinema: O Fantasma Apaixonado (Ghost and Mrs. Muir) de Joseph L. Manckiewickz, com comentário após a sessão por Pedro Mexia.

31 OUT.
21h30 - Contos fantásticos para crianças dos 5 aos 12 anos e pinturas faciais alusivas ao tema com pinhata surpresa
21h30 - Mesa redonda: Mundividências e vivências da morte, com Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, António de Castro Caeiro e Rui Soares
23h00 - Atuação musical de Sebastião Antunes
00h00 - Queimada Galega com Esconjuro.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala.
Atividades infantis, mediante inscrição
214 408 329 | livraria.verney@oeiras.pt
ATIVIDADES EM OUTUBRO
CAFÉ COM LETRAS
21 out. | 21h30 | BM Carnaxide
Em outubro teremos uma sessão dupla para a qual convidámos a escritora Isabel Rio Novo que vai estar à conversa com o José Mário Silva e a Ana Daniela Soares sobre a biografia de Agustina Bessa-Luís, “O poço e a estrada”, a propósito da comemoração do centenário do seu nascimento. Na segunda parte da conversa Isabel Rio Novo falará também do seu novo livro “Madalena”. 

Informações:
josefina.melo@oeiras.pt | 210 977 430 


Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
NÓS LEITORES
20 out. | 21h30 | BM Algés
No mês em que se realiza o Festival de Ciência de Oeiras, o projeto Nós, Leitores terá Carlos Fiolhais como convidado, e que será desafiado a escolher vários livros que mais prazer lhe proporcionaram ler, falar sobre os livros que está a ler e ainda do livro cuja leitura anda a adiar indefinidamente, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura. Com moderação de Tito Couto.
 
Informações: 
fernanda.marques@oeiras.pt | 214 406 340

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras

 
PRAÇA DAS LIBERDADES
11 out. | 21h30 | Palácio Anjos 
DA SEDUÇÃO: PRAZER E SEXO NA 3A IDADE

Com a sexóloga Marta Crawford, o médico Nuno Monteiro Pereira e Dulce Maria Cardoso. Moderação de Nicolau Santos. Tendo em conta o progressivo aumento da esperança média de vida e o consequente envelhecimento da população, a abordagem à sexualidade na terceira idade surge como fundamental. O assunto é pouco debatido, pois implica a assunção de limitações por diferentes fatores: as transformações físicas, os riscos para a saúde, o receio de não conseguir manter uma relação sexual satisfatória e o pudor e a timidez que muitos revelam em relação a este tema. No entanto a atividade sexual, enquanto parte integrante da vida do ser humano, influencia pensamentos, emoções e relações, e é determinante na saúde física e mental, independentemente da idade e da orientação sexual.


Informações
livraria.verney@oeiras.pt | 214 408 329

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
NÓMADAS DO PENSAMENTO
19 out. | 21h30 | Auditório Ruy de Carvalho
Arte e criatividade como contestação e resistência com Bernardino Soares e convidado a indicar e os curadores Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto

Ao longo do século XX, vivemos em constante tensão entre fruição, prazer, e reação, ou luta. Os regimes mais opressores sempre definiram o que era a arte certa e o que era a “arte degenerada”. Nos movimentos mais interventivos afirma-se: “A arte que liberta não pode vir da mão que escraviza”. Qual o lugar e o papel da arte como forma de criatividade? É prover prazer ou prover de impaciência e inquietude, conduzindo assim à necessidade de lutar pela mudança? Ou será que a criatividade, na sua natureza, é já irrequieta e sempre “degenerada”, incómoda e inadaptada? Qual o lugar do artista, do escritor, do criativo? Participar de um sistema ou levá-lo aos seus limites, criando horizontes utópicos?


Informações
livraria.verney@oeiras.pt | 214 408 329 

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
Legados Saramaguianos 
24 out. | 21h30 |BM Oeiras
Em outubro termina o ciclo de sessões do Legados Saramaguianos com o escritor Luís Cardoso e  moderação do Professor Carlos Reis. Esta iniciativa pretende comemorar o centenário de José Saramago assinalado a 16 de novembro, através de um conjunto de sessões com escritores da geração do Prémio José Saramago, leituras de passos da obra saramaguiana e debate acerca da ficção em língua portuguesa.

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
Projeto 7/10*8
04 out. | 14h00 | BM Oeiras
Uma performance-jogo é a fórmula matemática louca escolhida para dar um nome a um jogo inventado, que é o resultado de uma mistura entre o popular jogo "um, dois, três, macaquinho do chinês" e o "jogo do Ganso" em Portugal. Esta é uma performance que permite ao público experimentar um caminho semi-guiado num palco ao ar livre, através de sinais e sons que encorajam a participação e ajudam o público a envolver-se em maneiras diferentes. Um modo imersivo e itinerante, em que cada um pode decidir onde se colocar, parar ou mover uma espécie de dança comum ou uma versão contemporânea do encontro de dança de cauda de fada. Conceito Sara Marasso e Stefano Risso Coreografia e performance Sara Marasso Composição musical e interpretação ao vivo Stefano Risso Coprodução Il Cantiere (Turim) e Margine Operativo (Roma)
 

Informações:
maria.dornellas@oeiras.pt | 214 406 342 
Entrada livre
Exposição Reflexos de João Fazenda
Até 13 nov.| LGM Verney
A coleção do pintor Neves e Sousa à guarda da Livraria Municipal Verney volta a ser reinterpretada, após as abordagens de Nuno Saraiva com Danças (em 2020) e Catarina Sobral com Hiatos (2021). Desta feita o ilustrador João Fazenda apresenta Reflexos, e sobre a mesma afirma: “A série de trabalhos abordará as imagens onde a água aparece seja em rios, cascatas ou locais alagados. (…) Estes reflexos são também a forma que encontrei para abordar um trabalho sobre locais, pessoas e costumes que não conheço, sobre um tempo que não vivi”.
 
Informações:
livraria.verney@oeiras.pt | 214 408 329
PALAVRAS PARA O SÉC. XXI
Quinzenalmente

Palavras para o Século XXI é uma iniciativa que conta com palavras e texto de Gonçalo M Tavares e ilustração de Rachel Caiano. Quinzenalmente encontra no Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras o novo texto, dito por Miguel Lamas.

FORMAÇÃO
Curso Breve História da Rússia
01 e 08 out | Auditório BMO

Inscrições esgotadas mas, é possível assistir via Facebook das bibliotecas.

Ciclo de quatro palestras onde José Milhazes pretende debruçar-se sobre os momentos fulcrais da História do Império Russo /União Soviética/Federação da Rússia. Tendo em conta a situação internacional presente, será prestada particular atenção às relações entre a Rússia e as várias regiões do globo, principalmente com os países vizinhos e com a Aliança Atlântica.

Informações:
livraria.verney@oeiras.pt | 214 408 329

 

Literacia Informática para Adultos 

Biblioteca Municipal de Carnaxide:
11, 12 e 13 de outubro.
 
Biblioteca Municipal de Algés:
18, 19 e 20 de outubro.
 
Biblioteca Municipal de Oeiras:
25, 26 e 27 de outubro.

 
Inscrições:
marta.silva@oeiras.pt | 210 977 430 

 

WORKSHOP
15 out. | 16h00|LGM Verney

Chocolate e Café, workshop que junta o melhor de dois mundos: o do chocolate e o do café. Confeção e degustação de especialidades em que estes dois ingredientes se encontram omnipresentes.

Inscrições:
livraria.verney@oeiras.pt | 214 408 329

GRUPO DE LEITORES


Ministério dos Livros
Biblioteca Municipal de Carnaxide

31 out | 18h00
Maiores de 16 anos
Presencial e no Discord

Informações:
ana.cruz@oeiras.pt | 210 977 430 





 


Biblioteca Municipal de Oeiras

03 e 10 out | 18h00


Informações: 
maria.moreira@oeiras.pt | 214 406 340



 


Biblioteca Municipal de Carnaxide


17 out | 18h00


Informações: 
josefina.melo@oeiras.pt | 210 977 434 

 



Biblioteca Municipal de Algés


26 out | 18h00


Informações: 
maria.cruz@oeiras.pt | 210 977 480
PASSA A PALAVRA
Contos para Famílias 
01 out |15h30 | BM Oeiras
Contos compartilhados pela bolsa de contadores de Histórias, para animar pais, filhos, avós e netos.

Famílias com crianças a partir dos 4 anos 
 
Inscrições: maria.dornelas@oeiras.pt |
214 406 342


 
Oficina de Construção de Instrumentos Musicais
08 out |15h30 | BM Carnaxide
Esta oficina oferece a possibilidade de aprender conhecimentos básicos sobre a construção de instrumentos musicais feitos de forma artesanal. Vamos explorar alguns materiais e técnicas para saber construir instrumentos musicais tradicionais simples, que depois de concluídos serão explorados na aprendizagem de repertório tradicional.
 
Oficina desenvolvida por Casulo Instrumentos (duração: 1h30)

Famílias com crianças a partir dos 8 anos



Inscrições: 
 anabela.alves@oeiras.pt | 210 977 430 
A Tartaruga e o Menino do Mar - Teatro
08 out |10h30 | BM Oeiras
Numa ilha distante, no princípio do mundo, nasceu um menino que, em troca da prosperidade eterna dos homens, foi entregue à grande tartaruga, guardiã do mar e dos seus mistérios profundos. A história, narrada com voz de sal e ondulada com desenho vivo, acompanhará os sete anos de aventura deste menino. Cada ano de vida será um mergulho até ao deslumbrante e enigmático reino do fundo mais fundo do oceano. Um conto da tradição oral dos povos insulares, agora reinventado na costa atlântica para reencontrarmos. Criação, dramaturgia e narração de Ana Sofia Paiva e ilustração ao vivo de Margarida Botelho. 

Famílias com crianças a partir dos 4 anos


Inscrições:
maria.dornellas@oeiras.pt | 214 406 342 
Sala Aberta - Biblioteca
08 out |10h30 | BM Algés 
O Centro Sagrada Família, através da metodologia Aprender, Brincar, Crescer, vai explorar com as famílias histórias cativantes com atividades sensoriais para os mais pequeninos.
(Trazer roupa extra)

Para crianças dos 0 aos 4 anos e suas famílias.


Inscrições: 
vera.nunes@oeiras.pt ou isabel.machado@oeiras.pt | 210 977 480/81
Oficina-Jogo
08 out| 11h00 | LGM Verney
Oficina-jogo da exposição “Reflexos” de João Fazenda.
 
Para famílias com crianças dos 5 aos 12 anos.

 
 
Inscrições:
livraria.verney@oeiras.pt | 214 40 8 3 29


 
As Amigas da Gaspar
12 out |14h00 | Auditório Ruy de Carvalho 
A partir do território da dança e do fascínio pelo teatro de marionetas, duas bailarinas e uma cantautora pouco fixas ou muito movediças reveem as possibilidades de sustentação e animação dos seus corpos, varrem o espaço vazio com as suas vozes e discursam das formas mais tocantes que conseguem imaginar.

Para crianças maiores de 3 anos

Informações:
maria.dornellas@oeiras.pt | 21 440 63 42 

Oficina de Construção de Adufes
15 out |15h30 | BM Oeiras

Nesta oficina vamos dar a conhecer e experimentar o adufe, através da sua construção a partir da reciclagem de materiais. Vamos também desafiar os participantes a aprender como se toca, partilhando técnicas e conhecimentos base para acompanhar algumas modas tradicionais.
 
Oficina desenvolvida por Casulo Instrumentos (duração: 1h30)

Famílias com crianças a partir dos 6 anos


Inscrições:
maria.dornellas@oeiras.pt | 214 406 340 
Ciência com balões e não só! 
15 out |15h30 | Hub-ACT - Porto Salvo
O Professor Anacleto Predilecto, um reputadíssimo cientista, explica de forma divertida os fundamentos científicos de cada experiência e sugere mistérios a explorar sempre com a colaboração dos seus pupilos (alunos e professores): “Quem tem mais força, nós ou o ar?”, “Como funcionam os pulmões?”, “Como encher um balão sem soprar?”, “O Foguetão-Balão”... Estas e outras experiências serão ensinadas às crianças e o nosso brilhante cientista dará uma explicação, numa linguagem totalmente acessível, do resultado de cada uma.

As experiências deste espetáculo são baseadas no livro da Professora norte americana Etta Kaner, revisto pelo Professor Carlos Fiolhais, e feitas com materiais muito simples e fáceis de encontrar (balões, fio de nylon, garrafas de plástico, palhinhas…).

Famílias com crianças dos 4 aos 10 anos
Viagem ao corpo humano
16 out |15h30 | Hub-ACT - Porto Salvo
Vem conhecer tudo sobre a máquina mais complexa do universo: o nosso corpo!
 
Famílias com crianças dos 6 aos 10 anos
Há Jogos de Mesa na Vila de Oeiras! 
22 out |15h30 às 18h00| Centro histórico de Oeiras
Traga a família e venha até ao centro histórico de oeiras, participar no evento Há Jogos de Mesa na Vila de Oeiras!, onde não faltarão jogos e muita diversão. Uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras – RBMO, em parceria com a Livraria Gatafunho.
Acompanhado das crianças lá de casa, venha jogar e divertir-se connosco! 

Crianças a partir dos 4 anos e suas famílias


Inscrições:
maria.dornellas@oeiras.pt | 214 406 342 
Oficinas do Pensamento: Quem sou eu? 
22 out |11h00 | LGM Verney
Oficinas do Pensamento para crianças e Famílias, vamos ao encontro de um estudo da UNESCO, sobre a prática da FILOSOFIA COM CRIANÇAS, pois estas colocam naturalmente perguntas filosóficas: perguntas éticas, estéticas, metafísicas ou existenciais. Assim, partimos da aceção da criança enquanto SER PENSANTE, dotada de espírito crítico e criativo para um trabalho reflexivo, baseado na cooperação e investigação de ideias. Trata-se de colocar em prática o exercício de uma cidadania plena, atribuindo às crianças as ferramentas necessárias para fortalecer o seu ponto de vista mediante a argumentação, aprender a conviver pacificamente com perspetivas diferentes da sua, escutar o ponto de vista alheio e construir novas ideias baseadas na interação com os outros e com as ideias deles.

Para famílias com crianças dos 5 aos 12 anos.


Inscrições:
livraria.verney@oeiras.pt | 214408329
 
Meu - Teatro Sensorial para bebés e não só 
29 out |10h30 | BM Algés
É preciso despertar o sentimento de encantamento próprio das crianças, e para isso, nada como a atmosfera de sonho e magia. No palco cria-se um mundo de maravilhas com objetos cénicos simples. Cada apresentação utiliza, para a criação do espetáculo, a interação com as crianças.

Espetáculo desenvolvido por Estação das Letras (duração: 40m)


Famílias com crianças a partir dos 6 meses.

Inscrições:
A Cor do Limão
29 out |10h30 | BM Oeiras
Um espetáculo para bebés a partir de um poema de Camões. Um poema de amor onde a música, as imagens, as cores e os sentidos se hão-de conjugar para criar um momento de partilha entre a arte e os bebés, entre a poesia e as famílias, entre a luz dos nossos e dos vossos olhos.
 
Espetáculo desenvolvido por Andante Associação Artística (duração: 30m)

Famílias com crianças a partir dos 6 meses aos 3 anos.


Inscrições:
maria.dornellas@oeiras.pt, | 
214406340/42
 
ATIVIDADES EM NOVEMBRO
FESTIVAL PASSA A PALAVRA
7 a 13 de novembro 
Existe um lugar de encontro entre quem narra e quem escuta; um lugar onde se pode descobrir, em conjunto, as múltiplas expressões da palavra; um lugar para pensar a palavra enquanto ofício e lazer. Oeiras é o lugar! De 7 a 13 de novembro o Festival Passa a Palavra ocupa várias localizações no concelho e o centro histórico de Oeiras, enchendo de vida os seus espaços, cruzando linguagens e desenvolvendo propostas para famílias com bebés e crianças pequenas, crianças, seniores, público em geral e mediadores especializados. Nas Bibliotecas Municipais de Oeiras, Algés e Carnaxide, nos Centros de Dia, no Mercado Municipal, na Livraria-Galeria Municipal Verney, no Palácio do Egipto, na Capela de Santo Amaro e no Largo 5 de outubro venha Passar a Palavra.

Informações:
214406340 | maria.dornellas@oeiras.pt
Temos à sua disposição
LIVROS LIVRES
As Bibliotecas Municipais de Oeiras têm à sua disposição o serviço Livros Livres: empréstimos ao domicílio. Como funciona? Simples:
 - consulte o catálogo e pesquise os livros que deseja (neste serviço o máximo são dois por leitor);
- reserve via 918 796 832, das 10h às 16h de segunda a sexta;
- no prazo de 48h entregamos-lhe o seu pedido.
 
Serviço disponível no concelho de Oeiras, com entregas até às 13h.
Boas Leituras!
EXTENSÃO DAS BIBLIOTECAS
MUNICIPAIS DE OEIRAS
A Livraria Verney é uma extensão das Bibliotecas Municipais no que respeita à leitura informal e de lazer, disponibilizando ao público um serviço de publicações periódicas. Aqui poderá consultar jornais diários, semanários e revistas de divulgação geral.
PRESSREADER

Com o PressReader disponibilizado pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras terá acesso a mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras.
Para acesso permanente e em qualquer parte do mundo deve ser um leitor inscrito na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras. A inscrição como leitor faz-se aqui e qualquer esclarecimento adicional deve ser enviado a oeirasaler@oeiras.pt.

Facebook
Twitter
Link
Email
YouTube
Website
Contactos:
 
BM Algés - 210 977 480
BM Carnaxide - 210 977 430
BM Oeiras - 214 406 340
Livraria-Galeria Municipal Verney - 214 408 329
Copyright © 2022, Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, Todos os direitos reservados (All rights reserved).

Está a receber este email porque subscreveu a nossa newsletter.

A nossa morada é:
Bibliotecas Municipais de Oeiras
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro nº 17
Oeiras 2780-241 Oeiras
Portugal


Aqui pode atualizar as suas preferências ou anular a sua subscrição.