Newsletter 175 junho de 2022

Olá!

Descubra as nossas propostas de atividades para o mês de junho com esta newsletter.
 

Contactos:
oeirasaler@oeiras.pt

BM Algés - 210 977 480
BM Carnaxide - 210 977 430
BM Oeiras - 214 406 340
Livraria-Galeria Municipal Verney - 214 408 329

 
EM DESTAQUE
BIBLIOTECAS DE PRAIA
Este verão as Bibliotecas de Praia voltam aos areais de Oeiras, em Caxias, Paço de Arcos, Santo Amaro e Torre e, de 1 de junho a 7 de setembro (das 9h00 às 19h00), estarão disponíveis livros para oferta e empréstimo, jornais e revistas em papel e também o acesso ao PressReader (com mais de 7000 publicações online, de todo o mundo). Também este ano vai poder levantar as suas reservas de Bibliotecas da Rede Municipal numa das praias à sua escolha, bastando para isso escolher o lugar de entrega no nosso catálogo; pode igualmente participar nas oficinas e outras iniciativas que estamos a preparar para si, ligando literatura, sustentabilidade, ambiente e ecologia.
 
Bons mergulhos, sejam nas ondas do mar ou nas páginas de um romance!
SERÃO DE CONTOS
03 junho | 21h30 | LGM Verney

" _Das que vejo

nom desejo

outra senhor se vós nom"_
 

Falar de liberdade é falar da sua ausência, é falar da clandestinidade amorosa e das virtudes recompensadas. Falar de liberdade, hoje, aqui, é falar de um Portugal do antes e do depois. É falar de ceifeiras em Beja, é falar de aviões que caem com gente lá dentro e de outros que regressaram cheios de gente de muitas cores. É falar uma língua que se espalhou como fogo em palha seca, que se misturou e germinou e sobreviveu. E é ouvir, é sentir a percussão da alma quando se alimenta de tantas vozes diversas, dispersas, ricas. Venha você ouvir também.


Para público adulto.

Informações:
maria.dornellas@oeiras.pt, 214 406 342,
Atividade gratuita, sujeita  à capacidade da sala
QUEIMAR AS PESTANAS
O Queimar as Pestanas vai voltar no mês de junho. As Bibliotecas de Algés e Carnaxide, bem como o Espaço da Juventude de Oeiras (Largo 5 de Outubro nº 12), alargam o período de abertura, abrindo até à meia noite de terça a quinta-feira, entre os dias 8 e 30 de junho (exceto feriados).
Vem Queimar as Pestanas. Aparece!
SUGESTÕES DE LEITURA
Novidades
Em direto das estantes das Bibliotecas Municipais de Oeiras!
Venha conhecer as nossas novidades para o mês de junho.
Para reservar siga o link e carregue em cada imagem.
Pode identificar as suas leituras com as nossas hashtags:
#leioemcasa #leionosofa
#recomendoestelivrodasbmo 
#bibliotecasmunicipaisdeoeiras 

Boas leituras!
ATIVIDADES EM JUNHO
A IGREJA ORTODOXA, ESSA DESCONHECIDA
02 junho | 21h30 | LGM Verney
A Igreja Ortodoxa, terceira maior confissão cristã no mundo (com cerca de 250 milhões de seguidores) permanece, no entanto, desconhecida para muitos. No atual momento de guerra na Europa, em que a mesma se faz notar nas várias frentes do conflito revelando clivagens e tensões, a Livraria Municipal Verney promove uma conversa sobre as origens do cristianismo ortodoxo, sua história e estado da arte aos dias de hoje. Com José Milhazes, Arturo Zoffman e João Relvão Caetano. Moderação do jornalista Joaquim Franco.

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
 
LEGADOS SARAMAGUIANOS
06 junho | 19h00 | BM Algés
Em novembro e fevereiro, decorreram as primeiras duas sessões do Legados Saramaguianos com os escritores José Luís Peixoto e Afonso Reis Cabral, uma iniciativa que pretende comemorar o centenário de José Saramago assinalado a 16 de novembro, através de um conjunto de sessões com escritores da geração do Prémio José Saramago, leituras de passos da obra saramaguiana e debate acerca da ficção em língua portuguesa.
Para a próxima sessão, Adriana Lisboa será a convidada, com moderação do Professor Carlos Reis.

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras

©Graça Castanheira
NÓS, LEITORES
22 junho | 21h30 | LGM Verney
O projeto Nós, Leitores está de regresso às Bibliotecas Municipais de Oeiras: durante 2022 receberemos, mensalmente, uma figura pública que será desafiada a escolher um dos livros que mais prazer lhe proporcionou, a falar sobre o livro (ou livros) que está a ler e o livro cuja leitura anda a adiar indefinidamente, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura. Com moderação de Tito Couto, esperamos por vós, leitores, neste Nós, leitores com Pedro Marques Lopes.

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
CAFÉ COM LETRAS ESPECIAL
24 junho | 21h30 | BM Carnaxide
Agora que o campeonato acabou, falemos de futebol...
Falemos de futebol, mas numa perspetiva ligeiramente diferente: o escritor Jorge Reis-Sá traz-nos as memórias expressas em Campo dos Bargos: o futebol ou a recuperação semanal da infância, tendo como mote a obra que acabou de lançar na coleção Retratos, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos; já o jornalista Rui Miguel Tovar (um dos mais destacados comentadores desportivos portugueses) trará vários episódios sobre esta paixão, muitos dos quais já relatados em títulos como Viagens sem bolaDicionário Sentimental de Futebol e Bola ao Ar: as histórias mais insólitas do futebol português, entre outros livros.

Evento presencial (lugares limitados à lotação existente, por ordem de chegada) e em direto a partir do Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Facebook do Município de Oeiras
EXPOSIÇÃO REFLEXOS, DE JOÃO FAZENDA
25 junho a 31 out.| LGM Verney
A coleção do pintor Neves e Sousa à guarda da Livraria Municipal Verney volta a ser reinterpretada, após as abordagens de Nuno Saraiva com Danças (em 2020) e Catarina Sobral com Hiatos (2021). Desta feita o ilustrador João Fazenda apresenta Reflexos, e sobre a mesma afirma: “A série de trabalhos abordará as imagens onde a água aparece seja em rios, cascatas ou locais alagados. (…) Estes reflexos são também a forma que encontrei para abordar um trabalho sobre locais, pessoas e costumes que não conheço, sobre um tempo que não vivi”.
Inauguração a 25 de junho, às 16h00.
 
Informações:
livraria.verney@oeiras.pt | 214 408 329
PALAVRAS PARA O SÉC. XXI
Quinzenalmente

Palavras para o Século XXI é uma iniciativa que conta com palavras e texto de Gonçalo M Tavares e ilustração de Rachel Caiano. Quinzenalmente encontra no Facebook das Bibliotecas Municipais de Oeiras o novo texto, dito por Miguel Lamas.

FORMAÇÃO
LITERACIA INFORMÁTICA PARA ADULTOS

BM Carnaxide:
1,2, 22 e 23 junho | 10H00-13H00;
 
BM Algés:
8, 9, 29 e 30 junho | 10H00-13H00.

Inscrição gratuita, participação sujeita à lotação do espaço e/ou à vaga na sessão.

Inscrições: marta.silva@oeiras.pt, 210 977 430

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA: CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA INFANTIL PARA ADULTOS/SENIORES
29 e 30 junho | 16h00-20h00 | BM Algés

Módulo 1 – Escrita criativa (cada formando cria uma história infantil)
Módulo 2 – Criação de uma animação em formato digital utilizando uma ferramenta online – CANVA (cada formando cria uma animação digital para a história que criou no módulo 1)

Pré-requisitos: os formandos deverão ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador e uma caixa de correio eletrónico (um email pessoal)


Informações: luis.dias@oeiras.pt | 210 977 480/81
Inscrição gratuita, participação sujeita à lotação do espaço e/ou à vaga na sessão.

GRUPO DE LEITORES


Sessão especial do Grupo de Leitores


Biblioteca de Praia de Caxias

23 junho | 18h00







Inf.: 
210 977 434, ana.cruz@oeiras.pt

210 977 487, maria.cruz@oeiras.pt
210 977 434, josefina.melo@oeiras.pt
2144 406 340/1, maria.moreira@oeiras.pt



 


Biblioteca Municipal de Carnaxide




20 junho | 18h00




Inf.:  210 977 434
josefina.melo@oeiras.pt




 


LGM Verney*



06 e 13 junho | 18h00

 



Inf.:  2144 406 340/1
maria.moreira@oeiras.pt



*a BM Oeiras está com acesso condicionado devido à mudança do sistema de ar-condicionado

PASSA A PALAVRA
Oficinas do Pensamento
11 e 25 junho | 11h00 | LGM Verney
Segundo um estudo da UNESCO, sobre a prática da filosofia com crianças, estas colocam naturalmente perguntas filosóficas: perguntas éticas, estéticas, metafísicas ou existenciais. Partiremos da aceção da criança enquanto ser pensante, dotada de espírito crítico e criativo para um trabalho reflexivo, baseado na cooperação e investigação de ideias. Trata-se de colocar em prática o exercício de uma cidadania plena, atribuindo à crianças as ferramentas necessárias para fortalecer o seu ponto de vista mediante a argumentação, aprender a conviver pacificamente com perspetivas diferentes da sua, escutar o ponto de vista alheio e construir novas ideias baseadas na interação com os outros e com as ideias deles.

Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos.

Inscrições: galeria.verney@oeiras.pt; 21 440 83 29
Atividade gratuita, sujeita a inscrição e à capacidade da sala
Corpo, Som e Movimento
18 junho |15h30 | BM Algés
Uma sessão em que exploramos o corpo, a dança, texturas, materiais e os sons na criação de vínculo e relação artística entre pessoas de muitas idades.
Espetáculo desenvolvido por Baileia – arte infâncias.


Famílias com crianças entre os 4 aos 8 anos.

Inscrições: 
vera.nunes@oeiras.pt isabel.machado@oeiras.pt
Atividade gratuita, sujeita a inscrição e à capacidade da sala
10 Dobras
25 junho |10h30 | BM Carnaxide
Uma experiência imersiva no corpo, no som e no movimento. O olhar distraído deixa-se perder num pé, numa dobrinha entre a perna e o tornozelo, no chão e suas texturas. Nasce uma dança, uma mão toca a outra, a voz balbucia um som e espanto-me com aquilo que sai da minha boca.
Espetáculo desenvolvido por Baileia – arte infâncias
 
Famílias com bebés até aos 3 anos.

Inscrições: anabela.alves@oeiras.pt, 210 977 430
Atividade gratuita, sujeita a inscrição e à capacidade da sala
Sugestões de Leitura
Novidades
E para os mais pequenos, deixamos estas sugestões de leitura para este mês de junho. Fique a conhecer estes livros aqui. Boas leituras!
Para reservar siga o link e carregue em cada imagem.
Pode identificar as suas leituras com as nossas hashtags:
#leioemcasa #leionosofa
#recomendoestelivrodasbmo #bibliotecasmunicipaisdeoeiras 
NÃO PERCA EM JULHO
CURSO DE VERÃO
12 a 15 julho | 18h00-20h30 | BM Algés
Curso de Verão de Escrita Criativa, promovido pela Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua (Bibliotecas de Oeiras e Livraria Municipal Verney).
Em conjunto com a empresa Escrever Escrever apresentamos duas propostas, a realizar: na primeira abordaremos o tema “A(s) minha(s) casa(s)” que terá a duração de 5h, e na o tema será “Silêncio que se vai escrever…”, numa formação única.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas às vagas disponíveis.
 
Gratuito sujeito a inscrição. Inscrições a partir de 27 de junho.
Para público em geral
 
Informações:
BM Algés |210 977 480/81 | luis.dias@oeiras.pt
 
Inscrições: http://bibliotecas.cm-oeiras.pt/cursoverao.html
ESCOLA DE VERÃO
04 a 29 julho | 18h00-20h30 | LGM Verney e Fundação Marquês de Pombal
1 - Literatura de Mulheres e Resistências Literárias – 1ª semana (de 4 a 8 de julho)
 
2 - A Arte de Ser Feliz – Teorias Filosóficas Sobre a Felicidade – 2ª semana (de 11 a 15 de julho)
 
3 - As Mulheres e os Direitos – 3ª semana (de 18 a 22 de julho)
 
4 –A Arte de Saber. Perspetivas filosóficas sobre a verdade – 4ª semana (de 25 a 29 de julho)
 

Para público em geral
 
Informações e Inscrições:
livraria.verney@oeiras.pt | 21 440 83 29
Temos à sua disposição
LIVROS LIVRES
As Bibliotecas Municipais de Oeiras têm à sua disposição o serviço Livros Livres: empréstimos ao domicílio. Como funciona? Simples:
 - consulte o catálogo e pesquise os livros que deseja (neste serviço o máximo são dois por leitor);
- reserve via 918 796 832, das 10h às 16h de segunda a sexta;
- no prazo de 48h entregamos-lhe o seu pedido.
 
Serviço disponível no concelho de Oeiras, com entregas até às 13h.
Boas Leituras!
EXTENSÃO DAS BIBLIOTECAS
MUNICIPAIS DE OEIRAS
A partir de 1 de abril a Livraria Verney é uma extensão das Bibliotecas Municipais no que respeita à leitura informal e de lazer, disponibilizando ao público um serviço de publicações periódicas. Aqui poderá consultar jornais diários, semanários e revistas de divulgação geral.
PRESSREADER

Com o PressReader disponibilizado pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras terá acesso a mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras.
Para acesso permanente e em qualquer parte do mundo deve ser um leitor inscrito na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras. A inscrição como leitor faz-se aqui e qualquer esclarecimento adicional deve ser enviado a oeirasaler@oeiras.pt.

Facebook
Twitter
Link
Email
YouTube
Website
Copyright © 2021, Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, Todos os direitos reservados (All rights reserved).

Está a receber este email porque subscreveu a nossa newsletter.

A nossa morada é:
Bibliotecas Municipais de Oeiras
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro nº 17
Oeiras 2780-241 Oeiras
Portugal


Aqui pode atualizar as suas preferências ou anular a sua subscrição.