Política de Qualidade

Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no Município de Oeiras

A implementação do SGQ no Município de Oeiras, tendo como referencial a norma NP EN ISO 9001:2008, iniciou-se em 2008 e em 2009 foram Certificados os dois primeiros Processos: Rede Bibliotecas Municipais e o Desporto.

A Certificação do SGQ é o reconhecimento - por uma entidade externa, independente e acreditada - de que a Organização satisfaz o cliente e as exigências legais e regulamentares de uma forma eficaz.

A implementação do SGQ permitiu sistematizar e formalizar práticas de atuação e ao mesmo tempo desenvolver novas metodologias e ferramentas de trabalho, de que são exemplo a elaboração dos Relatórios de Gestão Trimestrais e a interligação dos Objetivos da Qualidade com o Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE), o acompanhamento e o tratamento de Não Conformidades Internas ou Externas, a Avaliação de Fornecedores, bem como a identificação do Contexto da Organização, as Necessidades e Expetativas das Partes Interessadas e a sua ligação ao PDE, a definição Riscos e Oportunidades associados aos Processos, entre outras.

Este processo tem sido coordenado e acompanhado pelo Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), em permanente articulação e colaboração com as Unidades Orgânicas e Serviços envolvidos.

Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER)

Em 2018, decorreu nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho a Auditoria de Transição para a versão 2015 da norma ISO 9001, tendo a APCER considerado que se encontravam reunidas as condições necessárias à Transição da Certificação do SGQ implementado no Município de Oeiras, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015.