Política de Qualidade

Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade no Município de Oeiras

Encontra-se atualmente em curso no Município de Oeiras a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tendo como referência normativa a NP EN ISO 9001:2008 - Norma Portuguesa Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos (ISO 9001:2008). A NP EN ISO 9001:2008, especifica requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, assente numa lógica organizacional de acordo com a noção de Abordagem por Processos. A ideia central do modelo é a de que qualquer organização é constituída por um conjunto de PROCESSOS que visam obter os melhores resultados para os seus stakeholders.

Serviços Certificados

A Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação (DBDI) – Processo Rede de Bibliotecas Municipais – recebeu a 6 de Outubro de 2009, a Certificação de conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade, implementado ao Abrigo da Norma NP EN ISO 9001:2008, pela empresa APCER (Associação Portuguesa de Certificação). Esta iniciativa foi promovida e liderada pelo Núcleo da Qualidade e contou, ainda, com a colaboração da Divisão de Formação, enquanto processo de suporte à organização.

Auditoria de 1º Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade pela APCER

Decorreu no passado dia 22 de Setembro de 2010, a Auditoria de 1.º Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Município de Oeiras, efetuada pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação). Foram objeto de auditoria o Processo Desporto, da Divisão de Desporto, e o Processo Rede Bibliotecas Municipais, da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação, bem como o Procedimento Formação, da Divisão de Formação, enquanto processo de suporte à organização, e os Processos Gestão e Medição e Melhoria como processos transversais ao SGQ e da responsabilidade do Gabinete da Qualidade.

A Equipa Auditora (EA) reconheceu a evolução positiva observada nos graus de implementação, de maturidade e de eficácia do SGQ do Município de Oeiras, pese embora a sua ainda recente implementação. A EA considerou também que o SGQ do Município de Oeiras evidencia graus adequados de conformidade, de implementação e de eficácia relativamente à norma NP EN ISO 9001:2008 pelo que recomenda o reconhecimento da manutenção da Certificação. Na presente auditoria não se registaram constatações classificáveis como Não Conformidades (NC) mas apenas Oportunidades de Melhoria (OM).

Auditoria de 2º Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade

Realizou-se nos dias 13 e 14 de Outubro de 2011, Auditoria externa de 2º Acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Município de Oeiras, efetuada pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), tendo sido objeto de auditoria o Processo Rede Bibliotecas Municipais, da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação.

A auditoria foi realizada pela APCER, em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e tendo como referência as seguintes Normas: NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 19011:2003. Face a este propósito, decorreu nos dias 13 e 14 de Outubro de 2011, a Auditoria de 2.º Acompanhamento e Extensão do SGQ do Município de Oeiras, realizada pela APCER.

A Equipa Auditora considerou que o SGQ do Município de Oeiras evidencia graus adequados de conformidade, de implementação e de eficácia relativamente à NP EN ISO 9001:2008, pelo que recomendou o reconhecimento da Manutenção da Certificação na Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação.

Auditoria de Renovação da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2012 decorreu a Auditoria de Renovação ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Município de Oeiras, tendo a Equipa Auditora da APCER (Associação Portuguesa de Certificação) recomendado a Renovação da Certificação do SGQ implementado na Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação. Neste processo estiveram também envolvidas as Divisões de Formação e Valorização Profissional, Recursos Humanos e Contratação Pública, sendo o Departamento de Gestão Organizacional/Núcleo de Gestão da Qualidade o responsável pela implementação e acompanhamento da Certificação de Sistemas da Qualidade.

Assim, findo um ciclo (2009-2012) e iniciado um novo Ciclo de Certificação informamos os nossos utilizadores de que a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras continua a prestar os seus serviços com a qualidade habitual, contando também com o reconhecimento externo da APCER, sempre com o objetivo de satisfazer as necessidades dos utilizadores.

Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação)

Âmbito: Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, ao abrigo da norma NP EN ISO 9001:2008

Data: 06 de Outubro de 2009 (1ª Certificação) | 21 de Setembro de 2012 (Renovação da Certificação)

Serviço/área/ distinguido: Processo Rede Bibliotecas Municipais – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação (DBDI)

Certificado de conformidade Certificate


(clique para aumentar)

© 2010 Município de Oeiras


Certificação de Qualidade Câmara Municipal de Oeiras Câmara Municipal de Oeiras